Gestão Organizacional X Tecnologia da Informação
23 de abril de 2022Licenciamento – entendendo a importância.
22 de julho de 2022Conforme as ferramentas de backup evoluíram para se adaptar ao mundo virtualizado e a hospedagem em nuvem as formas de conferir a integridade dos backups também precisou ser aprimorada. Essa funcionalidade, que é uma parte crucial na montagem de um ambiente de backup, precisa permitir simular o ambiente em produção para identificar se há alguma falha nos arquivos que foram salvos como contingência.
Para isso, uma das principais ferramentas do Veeam para a checagem da integridade dos backups é o módulo chamado SureBackup. Através dela é possível montar um ambiente controlado dentro do VMWare ou do Hyper-V para realizar testes automatizados em máquinas virtuais. Nesse ambiente é possível configurar máquinas que são pré-requisitos para algumas aplicações funcionarem, como por exemplo, um servidor de e-mails que precisa que o servidor DNS para executar corretamente.
Já trazendo essa ideia de DNS e servidor de e-mails, o SureBackup possui testes nativos para esses e mais serviços específicos quando executa a tarefa no Veeam. A ferramenta também permite o uso de scripts customizáveis para ambiente Windows que são chamados durante essa tarefa, a execução de uma tarefa de escaneamento via antivírus homologados e testes de corrompimento do sistema operacional. Uma outra opção também é a de deixar a máquina ligada após a execução dos testes automáticos, criando a possibilidade de serem realizados testes manuais pelo administrador. Com tudo isso, pode-se afirmar que toda ferramenta boa de gerenciamento de backup tem que ter uma forma de garantir que os backups realizados estão íntegros e, além disso, possibilitar criar ambientes para simular diversos cenários. Nesse quesito, o SureBackup é uma ferramenta que se destaca no mercado.