Licenciamento – entendendo a importância.
22 de julho de 2022Análise e gestão de logs
23 de agosto de 2022Armazenamento de arquivos de backup é um assunto complexo. Entre outras variáveis, é preciso levar em conta o tamanho e criticidade de cada backup, tempo de retenção e local de armazenamento a fim de ter um tempo de restauração aceitável desses dados. Todos esses pontos uma ferramenta de gerenciamento de backup auxilia a
organização, mas quando a segurança desses dados é envolvida é preciso analisar mais detalhadamente como restaurar os dados de forma íntegra.
O Exagrid é uma appliance especializada em salvar arquivos de backup de forma segura e efetiva. Em resumo, ele trabalha com duas camadas de armazenamento: landing zone e repository tier. A primeira é a camada de acesso, onde toda a gerência é de responsabilidade da ferramenta de gerenciamento de backups. Já a segunda camada disponibiliza uma retenção dos arquivos da primeira camada de forma isolada da rede, gerenciada apenas pelo Exagrid que em caso de perda dos dados através de um ataque, possam ser recuperados de forma confiável. Para exemplificar, com esse sistema, caso um ransomware seja executado nos dados armazenados na primeira camada, a qual possui acesso externo, ele não chegará na segunda camada de armazenamento.
Além do acesso das ferramentas de backup, a primeira camada acelera a performance das tarefas consideravelmente pois não utiliza o processo de deduplicação, que é realizado apenas na segunda camada. Esse processo de deduplicação permite com que os dados sejam armazenados de forma reduzida e ocupem menos espaço, mas é um processo extremamente exaustivo pois os dados precisam ser processados sempre que é
realizado um backup ou restauração.
Com foco em segurança e agilidade, o Exagrid entrega o melhor de dois mundos: execução rápida de tarefas periódicas e integridade das informações e, ao fazer isso, traz a tranquilidade para a empresa de que caso haja a necessidade de restaurar os dados eles estarão disponíveis de forma consistente.